Por Flávio Duarte
A Festa de Romaria de Nossa Senhora da Penha da cidade de Guarinos, evento religioso que reúne milhares de pessoas de várias partes do país foi cancelada, de acordo com um comunicado oficial emitido pela Paróquia Santuário Nossa Senhora da Penha. A medida tem o objetivo de evitar aglomerações devido à pandemia de coronavírus.
Diz a nota: “considerando as centenas de romeiros que se dirigem, no tempo da romaria, ao Santuário de Nossa Senhora da Penha, bem como as recomendações diocesanas e das autoridades sanitárias a este respeito e tendo ouvido o senhor prefeito de Guarinos, José Antônio da Silva, decidimos pelo cancelamento da Romaria de Nossa Senhora da Penha 2020”.
O comunicado informa ainda que, ouvindo as autoridades de saúde pública e do Colégio de Consultores da da Diocese de Uruaçu, acharam por bem realizar a referida festa de romaria apenas no ano que vem (2021) numa situação mais saudável e segura e, assim organizar uma bela festa em honra à Virgem Santíssima, Nossa Senhora da Penha.
A nota é assinada pelos padres, João Batista Correa da Silva (pároco e reitor) e Francisco Agamenilton Damascena (administrador diocesano).
Nós, do Jornal Vale Notícia, concordamos e aplaudimos a decisão de cancelar o evento, considerando que capacidade de contaminação é muito alta. Temos consciência do quanto é forte no coração das pessoas a Romaria de Nossa Senhora da Penha, mas é importante que as pessoas entendam a gravidade da pandemia. É muito arriscado se ter um fluxo de milhares de pessoas do Brasil todo reunido na pequena cidade de Guarinos.
Fonte: Jornal Vale Notícia
Foto: Lanuzio Vicente